AULA 11/03/14
PRATICA DE ENSINO
Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI,
coordenada por Jacques
Delors.
No relatório editado sob a forma do livro:
"Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999 , a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o
quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para
os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a
fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro
pilares fundamentais da educação.
O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente
sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer.
Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de
compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os
outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao
seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.
Aprender a conhecer: refere-se a aquisição dos instrumentos do conhecimento.
Raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja,
sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a
preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o
desejo de desenvolvê-los, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor.
O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para
um fim, mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser
despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades
e idiossincrasias* dos estudantes, capazes de lhes
apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e
facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.
*idiossincrasias: é uma
característica de comportamento peculiar de
um indivíduo ou um grupo, e é
uma palavra de origem grega. O termo tem vários sentidos, depende onde é
empregado, e também pode ser aplicado para símbolos que significam algo para
uma pessoa em particular.
Aprender a fazer: refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do
educando
Indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas,
consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Atualmente
existe outro ponto essencial a focar nesta aprendizagem, referente à comunicação. É essencial que cada indivíduo saiba comunicar.
Não apenas reter e transmitir informação mas também interpretar e selecionar as
torrentes de informação, muitas vezes contraditórias, com que somos
bombardeados diariamente, analisar diferentes perspectivas, e refazer as suas
próprias opiniões mediante novos fatos e informações.Aprender a fazer envolve
uma série de técnicas a serem trabalhadas. • Aprender a conhecer, combinando
uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em
profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a
aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao
longo de toda a vida.
Aprender a
viver com os outros:
Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores
desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai
neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na
educação como veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?
O relatório para UNESCO não oferece receitas, mas avança
uma proposta baseada em dois princípios: primeiro a “descoberta progressiva do
outro” pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o
conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este
“desconhecido”. Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge
como veículo preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos
comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o
desconhecido e a aceitar o semelhante. Hoje em dia os alunos tem que respeitar
os professores como eles são respeitados em casa assim deve ser a manifestação
do aluno.
Aprender a ser:
Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros
três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento
total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético,
responsabilidade pessoal, espiritualidade”.
À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.
Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de
estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem
de forma consciente e proativa na sociedade.
Bibliografia:
Delors, Jacques.Educação
um tesouro a descobrir, Cortez editora.
Para Prox. Aula
A partir de leituras realizadas nas salas de aula sobre o papel da escola, faça uma flexão sobre o papel da escola e do ensino frente á realidade educacional atual.
Entregar até dia 25/03