terça-feira, 31 de março de 2015

MULTICULTURALISMO


O CONCEITO DE RAÇA A PARTIR DA BIOLOGIA E DA SOCIOLOGIA

·         Raça também é um conceito social.
·         Grupos dominantes tendem a relacionar a sua posição social com a sua constituição biológica, podendo atribuir qualidades inferiores aos grupos dominados e biologicamente diversos.
·         Em certas sociedades, as pessoas autoclassificam-se ou classificam as outras tomando como base apenas as características morfológicas. Esta é geralmente a posição adotada no Brasil. Em outras, no entanto(por exemplo, nos Estados Unidos da América), o que prevalece é a regra da descendência. Se uma pessoa tem um ancestral, não importa quão remoto, proveniente de um determinado continente, ele então será automaticamente classificado como derivado daquele continente.


CULTURA

O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as
realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças.
Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.



MULTICULTURALISMO:

É um princípio que defende a necessidade de ir além das atitudes de tolerância entre  diferentes culturas num mesmo território ou nação.
Falar em multiculturalismo significa discutir diferenças, as diferenças entre culturas que habitam um mesmo estado devem ser respeitadas e encorajadas para que possa haver uma coexistência harmoniosa.


TIPOS DE MULTICULTURALISMO:

·         Conservador: minoria deve assimilar cultura da maioria.
·         Liberal: inclusão da minoria na cultura da maioria, porém tolera as práticas de sua cultura em âmbito privado.
·         Pluralista; concede direitos individuais a cada grupo distinto avaliando a cultura de cada um.
·         Corporativo; ligado ao capitalismo, busca o meio termo através da administração das diferenças da minoria.
·         Comercial: ligado também ao capitalismo porém acredita que se todos conhecerem as diferenças culturais das minorias, os problemas seriam resolvidos sem a intervenção do Estado.
·         Crítico: democratiza o espaço de representação, direciona as atenções do Estado ao poder e hierarquização das opressões e aos movimentos de resistência.


RAÇA:
 Conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, grupos humanos. Fatores morfológicos ( cor de pele, constituição física,estatura......). Tem a ver com aparência.

ETNIA: fatores culturais( nacionalidade, religião, tradições)


RACISMO:
 Hierarquização das raças humana, convicção sobre superioridade de determinadas raças sobre as outras. Atitude depreciativa sobre determinado grupo social ou étnico. Este termo só se refere com relação a raças, não podemos dizer que discriminação contra homossexuais, nordestinos,etc. é racismo.


PRECONCEITO:
Conceito prévio, ideia pré-concebida e perjorativa a respeito de uma etnia,raça ou povo em particular.


DISCRIMINAÇÃO: ação, quando o ato discriminatório é posto em prática.


EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS.

·         REATIVA: trabalhar pedagogicamente só quando ocorre a situação problema.


·         PROATIVA: propor trabalhos pedagógicos relacionados a questão social antes de ocorrer o problema.


Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


A Lei garante três ações:

Reparar:
ressarcimento da população negra pelos danos psicológicos, materiasi, educacionais e políticos ocasionados pela escravidão.

Reconhecer:
 A diversidade racial, mudanças no discurso, lógicas, gestos, posturas no trato com pessoas negras.

Valorizar:
A diversidade por meio de práticas educativas promotoras da igualdade.


FONTE:
O CONCEITO DE RAÇA A PARTIR DA BIOLOGIA E DA SOCIOLOGIA
Francisco Mauro Salzano
Departamento de Genética, Instituto de Biociências,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caixa
Postal 15053, 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil

In: Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed.
Contexto – São Paulo; 2006

Anotações pessoais.

segunda-feira, 30 de março de 2015

Gestão Escolar

Olá gagotasssss.. e gagotossss.....este material é de anotações pessoais para facilitar nossos estudos para prova do 1º bimestre, lembrando que é apenas um esquema portanto é importante a leitura dos textos utilizados em sala para total compreensão do assunto.

Beijinhos .....bons estudos!!!

GESTÃO ESCOLAR

A palavra gestão significa ato de gerir, organizar algo, no caso da gestão escolar, o seu principal objetivo é estabelecer a unidade e integração de todas ações do estabelecimento de ensino.
As áreas da gestão educacional compreendem a Escola, o Sistema e a Família e a efetividade interativa de todas as áreas de ação visam a formação adequada dos alunos.

Escola: organização da aprendizagem

Sistema: organização do ensino

Família: contextualização da aprendizagem

DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR 

  • O trabalho do gestor é fundamentado na teoria.
  • A escola não se sustenta sem o planejamento: planejamento pedagógico composto por: PPP, Plano de ensino e Plano de aula.
  • o monitoramento é necessário para verificar se os alunos estão respondendo bem e caso não estejam replanejar REFLEXÃO-AÇÃO-REFLEXÃO.
  • Avaliação de todos, alunos, professores, gestores; todos avaliam e são avaliados.
  • PPP: construção coletiva com dimensão política.
  • Gestão democrática-participativa: direção atua e decide junto com o restante da equipe escolar, pais, alunos,comunidade. As decisões são coletivas, os participantes devem ter conhecimento e competência e os processos devem ser avaliados o tempo todo, avaliações diagnósticas sobre gestão e o trabalho pedagógico.
  • Trabalho coletivo:gestores, professores, alunos, funcionários e comunidade.
COMPETÊNCIAS DO GESTOR:  
delegar tarefas, postura democrática, ser ouvinte, ativo, ação conjunta.


fonte: anotações pessoais.

CURRICULOS E PROGRAMAS


Boa tarde, algumas questões importantes da matéria CURRÍCULOS E PROGRAMAS para facilitar nossos estudos.


IDEOLOGIA: sistemas de ideias, de símbolos, de critérios, atitudes que tem uma coerência entre si de tal modo que se distingue ou se opõe a outro sistema de ideias. A ideologia serve para selecionar, controlar a informação.

CURRÍCULO: percurso, caminho; o currículo não é somente a grade curricular, ele engloba propostas (PPP, valores, carga horária, disciplinas...), também engloba o que você quer ensinar, que tipo de cidadão quer formar. Tem a ver com poder. É uma escolha de poder, inclui a filososfia da escola; não existe o melhor currículo e sim que funcione bem, isso é o que importa. A escolha do currículo não é aleatória, ela tem segundas intenções de favorecer A, B ou C.

Ensinar: 
o quê?
para que?
para quem?

TEORIAS DO CURRÍCULO
  • Teorias tradicionais: o currículo se aproxima do tecnicismo, ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
  • palavras chave:  currículo neutro, aluno moldado, eficiente, educação bancária, avaliação vista como instrumento para medir o quanto o aluno aprendeu. Como vou/quero ensinar?
  • Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
  • palavras chave: ideologia, currículo oculto, transformação e mudança, aluno questionador. O que e para quem ensinar?

  • Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
  • palavras chave: multiculturalismo, quem? como? o que vou ensinar?
A escola deve procurar discutir qual currículo ela quer adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, esse que deve fundamentar a prática teórica da instituição e as inquietudes dos alunos.

CNE/06: conselho nacional de educação

Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Define princípios, condições de ensino e aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação.

SUGESTÃO DE VÍDEO: Salto para o futuro- curriculo escolar.


fonte: http://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/
           Anotações pessoais.