terça-feira, 31 de março de 2015

MULTICULTURALISMO


O CONCEITO DE RAÇA A PARTIR DA BIOLOGIA E DA SOCIOLOGIA

·         Raça também é um conceito social.
·         Grupos dominantes tendem a relacionar a sua posição social com a sua constituição biológica, podendo atribuir qualidades inferiores aos grupos dominados e biologicamente diversos.
·         Em certas sociedades, as pessoas autoclassificam-se ou classificam as outras tomando como base apenas as características morfológicas. Esta é geralmente a posição adotada no Brasil. Em outras, no entanto(por exemplo, nos Estados Unidos da América), o que prevalece é a regra da descendência. Se uma pessoa tem um ancestral, não importa quão remoto, proveniente de um determinado continente, ele então será automaticamente classificado como derivado daquele continente.


CULTURA

O significado mais simples desse termo afirma que cultura abrange todas as
realizações materiais e os aspectos espirituais de um povo. Ou seja, em outras palavras, cultura é tudo aquilo produzido pela humanidade, seja no plano concreto ou no plano imaterial, desde artefatos e objetos até ideais e crenças.
Cultura é todo complexo de conhecimentos e toda habilidade humana empregada socialmente. Além disso, é também todo comportamento aprendido, de modo independente da questão biológica.



MULTICULTURALISMO:

É um princípio que defende a necessidade de ir além das atitudes de tolerância entre  diferentes culturas num mesmo território ou nação.
Falar em multiculturalismo significa discutir diferenças, as diferenças entre culturas que habitam um mesmo estado devem ser respeitadas e encorajadas para que possa haver uma coexistência harmoniosa.


TIPOS DE MULTICULTURALISMO:

·         Conservador: minoria deve assimilar cultura da maioria.
·         Liberal: inclusão da minoria na cultura da maioria, porém tolera as práticas de sua cultura em âmbito privado.
·         Pluralista; concede direitos individuais a cada grupo distinto avaliando a cultura de cada um.
·         Corporativo; ligado ao capitalismo, busca o meio termo através da administração das diferenças da minoria.
·         Comercial: ligado também ao capitalismo porém acredita que se todos conhecerem as diferenças culturais das minorias, os problemas seriam resolvidos sem a intervenção do Estado.
·         Crítico: democratiza o espaço de representação, direciona as atenções do Estado ao poder e hierarquização das opressões e aos movimentos de resistência.


RAÇA:
 Conceito para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica, grupos humanos. Fatores morfológicos ( cor de pele, constituição física,estatura......). Tem a ver com aparência.

ETNIA: fatores culturais( nacionalidade, religião, tradições)


RACISMO:
 Hierarquização das raças humana, convicção sobre superioridade de determinadas raças sobre as outras. Atitude depreciativa sobre determinado grupo social ou étnico. Este termo só se refere com relação a raças, não podemos dizer que discriminação contra homossexuais, nordestinos,etc. é racismo.


PRECONCEITO:
Conceito prévio, ideia pré-concebida e perjorativa a respeito de uma etnia,raça ou povo em particular.


DISCRIMINAÇÃO: ação, quando o ato discriminatório é posto em prática.


EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES RACIAIS.

·         REATIVA: trabalhar pedagogicamente só quando ocorre a situação problema.


·         PROATIVA: propor trabalhos pedagógicos relacionados a questão social antes de ocorrer o problema.


Nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena.


A Lei garante três ações:

Reparar:
ressarcimento da população negra pelos danos psicológicos, materiasi, educacionais e políticos ocasionados pela escravidão.

Reconhecer:
 A diversidade racial, mudanças no discurso, lógicas, gestos, posturas no trato com pessoas negras.

Valorizar:
A diversidade por meio de práticas educativas promotoras da igualdade.


FONTE:
O CONCEITO DE RAÇA A PARTIR DA BIOLOGIA E DA SOCIOLOGIA
Francisco Mauro Salzano
Departamento de Genética, Instituto de Biociências,Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Caixa
Postal 15053, 91501-970 Porto Alegre, RS, Brasil

In: Dicionário de Conceitos Históricos - Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva – Ed.
Contexto – São Paulo; 2006

Anotações pessoais.

Um comentário: