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DESENVOLVIMENTO HUMANO Prof. Msc. Luiz Guilherme
Psicologia Empresarial Processos Biológicos
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Provérbio Popular Pau que nasce torto, não tem jeito,
morre torto!
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Hereditariedade e comportamento Em 1860, Francis Galton – investigou
a influência da genética em gênios, pesquisou famílias de homens célebres nas
ciências Concluiu que a hereditariedade é a responsável pela inteligência.
Galton depois estudou o temperamento ( a sociabilidade e
emotividade).
Pesquisou a diferença entre gêmeos dizigóticos e monozigoticos..
O fato de o comportamento
temperamental de gêmeos idênticos variar muito indica que além da genética a
experiência também é responsável por essas diferenças.
Estudo com animais –
cruzamento consangüíneos, na seleção de raças de cães.
Estudo com doenças genéticas –
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O MEIO E O COMPORTAMENTO
O psicólogo Donald
Hebb enumerou 5 influências do meio no ser humano.
1 – O meio
químico pré-natal – As influências químicas que agem antes do nascimento,
tais como drogas, nutrição e hormônios.
2 – O meio
químico pós-natal – As influências químicas que agem após o nascimento, tais
como o oxigênio e a nutrição.
3 – As
experiências sensoriais constantes – Os eventos processados pelos sentidos
tanto antes como depois do nascimento, são em geral inevitáveis para todos os
membros de uma mesma espécie.
4 –
Experiências sensoriais variáveis – Eventos processados pelos sentidos e que
diferem de um animal para o outro da mesma espécie, dependendo das
circunstâncias particulares de cada indivíduo.
5 –
Eventos físicos traumáticos – Experiências que resultam na destruição de
células de um organismo, antes ou depois do nascimento.
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DESENVOLVIMENTO
A psicologia do desenvolvimento estuda o
desenvolvimento do ser humano em todos os seus aspectos:
Aspecto Físico-motor – refere-se ao
crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de
manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo.
Ex.: A criança leva a chupeta à boca ou
consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena
os movimentos da mão.
Aspectos
Afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas
experiências. É o sentir.
A
sexualidade faz parte desse aspecto.
Aspecto
Intelectual – é a capacidade de organizar o pensamento e o raciocínio.
Aspecto
Social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem
outras pessoas. Estes aspectos estão interligados.
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O MEIO INTRAUTERINO
E O DESENVOLVIMENTO.
1 entre 360 milhões de espermatozoides se
unem a célula da mãe formando o zigoto.. Em 8 semanas (2 meses), o zigoto
torna-se feto. Este já vira-se, dá pontapés, cambalhotas, pisca, sorri,
soluça, cerra os punhos, chupa o polegar e responde a tons e vibrações.
No útero o feto recebe estimulação sensorial
constante do borbulhante líquido amniótico que o cerca.
Os
movimentos diários da mãe fornecem as experiências sensoriais variáveis.
Influências
químicas pré- natais, potencialmente destrutivas, podem funcionar como
acontecimentos traumáticos. São eles:
A saúde da mãe – doenças maternas crônicas,
como a diabete, a tuberculose, a sífilis, gonorreia e as afecções urinárias.
A dieta da mãe – a nutrição inadequada é a
maior ameaça isolada ao desenvolvimento ótimo da criança in útero.
O uso de produtos químicos pela mãe – drogas
ilegais e o uso de remédios, podem alterar o meio intrauterino e influenciar
o feto indiretamente.
O estado
emocional da mãe – mulheres grávidas respondem às emoções, tais como cólera
ou ansiedade, com uma secreção maciça de hormônios da suprarrenal. Essa
secreção pode penetrar na corrente sanguínea do feto.
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A
MATURAÇÃO O termo maturação refere-se ao surgimento de padrões de
comportamento que dependem em grande parte do crescimento do corpo e do
sistema nervoso. Em grande parte, a maturação depende de fatores genéticos, o
treinamento especial pode desacelerar ou acelerar a maturação, por exemplo,
mas não altera a sua ordem sequencial. No mundo inteiro o comportamento da
criança se desenvolve praticamente na mesma ordem. Quase todos os bebês
normais, independentemente das circunstâncias, viram-se antes de sentar-se
com apoio, um pouco mais tarde sentam-se sozinhas. Mais tarde ainda ficam de
pé, segurando-se em alguma coisa. Muitos poucos bebês sentam-se antes de
aprender a rolar ou ficam de pé antes de sentar-se.
As
capacidades social, de linguagem, percepção e intelectual, também tendem a
aparecer em ordem previsível. O impacto das privações sensoriomotoras –
impossibilidade de pegar algo, não ser estimulada visualmente, não
estabelecer contatos sociais. Tudo isso dificulta o desenvolvimento
cognitivo, afetivo e motor.
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O psicólogo e biólogo Jean Piaget (1896-1980) demonstrou
que existe formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo,
próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do
meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo
dado do mundo exterior Piaget considerava os seguintes fatores:
Hereditariedade - Maturação Neurofisiológica Crescimento Orgânico - Meio Este
autor divide os períodos do desenvolvimento humano de acordo com o
aparecimento de novas qualidades do pensamento, o que por sua vez, interfere
no desenvolvimento global.
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Período
Sensório-Motor ( 0 a 2 anos No recém-nascido, a vida mental reduz-se ao
exercício dos aparelhos reflexos, de fundo hereditário, como a sucção. Por
volta dos cinco meses, a criança consegue coordenar os movimentos das mãos e
olhos e pegar objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos.
No final deste período, a criança é capaz de usar um instrumento como meio
para atingir um objeto. Ao longo desse período, irá ocorrer na criança uma
diferenciação progressiva entre o seu eu e o mundo exterior. Isso permiti que
a criança, por volta de 1 ano, admita que um objeto continue a existir mesmo
quando este não se encontra presente no seu campo visual. Esta diferenciação
também ocorre no aspecto afetivo, pois o bebê passa das emoções primárias (os
primeiros medos) para uma escolha afetiva dos objetos, quando já manifesta
preferências. Por volta de 2 anos, a criança evolui de uma atitude passiva em
relação ao ambiente e pessoas de seu mundo para uma atitude ativa e
participativa. Sua integração no ambiente dá-se, também, pela imitação de
regras. E a própria fala é imitativa.
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Período
Pré-operatório ( 2 a 7 anos) O que de mais importante acontece é o
aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos
intelectual, afetivo e social da criança. No início do período, ele exclui
toda a objetividade, a criança transforma o real em função dos seus desejos e
fantasias; posteriormente, utiliza-o como referencial para explicar o mundo
real, a sua própria atividade, seu eu e suas leis morais; e no final do
período, passa a procurar a razão causal e finalista de tudo (é a fase dos
porquês). É um pensamento mais adaptado ao outro e ao real.
No aspecto afetivo, surgem os sentimentos
interindividuais, sendo um dos mais relevantes, o respeito que a criança
nutre pelos indivíduos que julga superiores a ela. Mais tarde, adquire uma
noção mais elaborada da regra, concebendo-a como necessária para organizar o
brinquedo. Surge também uma escala de valores próprios da criança. Ela passa
a avaliar suas próprias ações a partir dessa escala. É importante considerar,
que a maturação neurofisiológica completa-se, permitindo o desenvolvimento de
novas habilidades, como a coordenação motora fina.
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Período das
Operações Concretas ( 7 a 11 ou 12 anos) O aparecimento de uma nova
capacidade mental : as operações, isto é, ela consegue realizar uma ação
física ou mental dirigida para um fim(objeto) e revertê-la para o seu início.
O desenvolvimento mental, caracterizado pelo egocentrismo intelectual e
social, é superado neste período pelo início da construção lógica, isto é, a
capacidade da criança de estabelecer relações que permitam a coordenação de
pontos de vista diferentes. No plano afetivo, isto significa que ela será
capaz de cooperar com os outros, de trabalhar em grupo e, ao mesmo tempo, de
ter autonomia pessoal. No aspecto afetivo, ocorre o aparecimento da vontade
como qualidade superior e que atua quando há conflitos de tendências ou
intenções. A criança adquiri uma autonomia crescente em relação ao adulto,
passando a organizar seus próprios valores morais. O sentimento de pertencer
ao grupo de colegas torna-se cada vez mais forte. Este fortalecimento do
grupo implica em não considera mais as opiniões dos adultos passando a
enfrentá-los.
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Período das
Operações Formais ( 11 ou 12 anos em diante) Neste período, ocorre a
passagem do pensamento concreto para o pensamento abstrato. O adolescente
domina, progressivamente, a capacidade de abstrair e generalizar, cria
teorias sobre o mundo, principalmente sobre os aspectos que gostaria de
reformular. No aspecto afetivo, o adolescente vive conflitos. Deseja
libertar-se do adulto, mas ainda depende dele. Deseja se aceito pelos amigos
e pelos adultos. O grupo de amigos é um importante referencial para o jovem,
determinando o vocabulário, as vestimentas e outros aspectos de seu
comportamento. Há uma modificação orgânica, que o deixa feliz e ao mesmo
tempo confuso, por não saber como devera lidar com essas novas necessidades e
transformações. Os interesses do adolescente são diversos e mutáveis, sendo
que a estabilidade chega com a proximidade da idade adulta.
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