Tema:
INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO
Subtema: Diversidade e Currículo
A diversidade
nos coloca diante de um desafio. O que é que entendemos por diversidade? Qual a
diversidade é que pretendemos que esteja presente no currículo da escola?
A
diversidade se constrói no contexto social e faz parte do acontecer humano.
Homem e mulher
participam desse processo enquanto
espécie e sujeito sócio cultural , os seres humanos apresentam diversidade
biológica.
Enquanto
gênero humano somos, iguais, mas a maneira na qual construímos nossa vida ao
longo da historia é diferente, devemos desenvolver uma postura e entender que
não há grupos ou pessoas melhores ou piores que outras, pois na realidade somos
diferentes. A diversidade e a identidade são construídos em determinados contextos histórico, social
e politico e cultural , para se
construir uma identidade, é necessário que ao longo da sua construção o
individuo tenha contato, conversas com o meio em que vive tanto a identidade
social quanto a pessoal são formados em diálogos abertos.
Hoje em dia a
maneira na qual a escola lida com a diversidade no currículo é vista de uma
maneira ampla, tem haver com estratégias feitas para grupos considerados
diferentes serem tratados de forma justa e igualitária, tirando fora a ideia de
inferioridade e exclusão, se a diversidade faz parte do acontecer humano
inclusive a escola publica, é a instituição social que as diferentes presenças
se encontram. Existem vários tipos de currículos, e as discussões sobre
eles geram debates sobre conhecimentos escolares
procedimentos pedagógicos relações sociais , e valores e as
identidades de alunos(as).
Há uma relação
estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade, e a concepção de educação
que informam as praticam educativas.
A diversidade é
um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade.
Alguns aspectos
acerca da diversidade a fim de dar mais elementos às nossas
indagações sobre o currículo. São eles:
• diversidade biológica e currículo;
• diversidade cultural e currículo;
• a luta política pelo direito à diversidade;
• diversidade e conhecimento;
• diversidade e ética;
• diversidade e organização dos tempos e espaços
escolares.
Algumas
considerações sobre a diversidade biológica ou biodiversidade
Os problemas ambientais não são
considerados graves porque afetam o planeta, entendido como algo externo, mas
porque afetam a todos nós e colocam em risco a vida da espécie humana e a das
demais.
Existem grupos humanos que, devido a sua
história e cultura, garantem sua sobrevivência e produzem conhecimentos por
meio de uma relação mais direta com o ambiente em que vivem.
A
diversidade cultural: algumas reflexões
Ao discutir a diversidade cultural, não
podemos nos esquecer de pontuar que ela se dá lado a lado com a construção de
processos indenitários.
As discussões sobre currículo incorporam,
com maior ou menor ênfase, debates sobre os conhecimentos escolares, os
procedimentos pedagógicos, as relações sociais, os valores e as sociais, os
valores e as identidades dos nossos alunos e alunas.
A luta política pelo direito à diversidade
Falar sobre diversidade e diferença
implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação.
Os educandos são os sujeitos centrais da
ação educativa. E foram eles, articulados ou não em movimentos sociais, que
trouxeram pela luta direito a diversidade como uma indagação ao campo do
currículo.
Assumir uma diversidade no currículo
implica compreender o nosso caminhar no processo de formação humana, que se
realiza num contexto cultural, social e politico, neste caminho construímos
nossa identidade, representações sobre nos mesmo e sobre os outros.
A escola precisa ter como foco o sujeito
não os conteúdos.
Há uma nova sensibilidade nas escolas
públicas sobretudo, para a diversidade e suas múltiplas dimensões na vida dos
sujeitos. Sensibilidade que vem se traduzindo em ações do sistema educacional
em um sistema inclusivo ,democrático e aberto a diversidade.
Que indagações a diversidade traz aos currículos?
Um bom exercício para perceber o caráter
indagador da diversidade nos currículos seria analisar as propostas e
documentos oficiais com os quais lidamos cotidianamente.
O
lugar não hegemônico ocupado pelas questões sociais, culturais, regionais e
políticas
que compõem a “parte diversificada” dos currículos pode ser visto, ao mesmo
tempo, como vulnerabilidade e liberdade.
Se a convivência com a diferença já é salutar
para a reeducação do nosso olhar, dos nossos sentidos, da nossa visão de mundo,
quanto mais o aprendizado do imperativo ético que esse processo nos traz.
Alguns aspectos específicos do currículo indagados
pela diversidade
Certos saberes que não encontram um lugar
definido currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e,
muitas vezes, intencionalmente produzida.
O reconhecimento do aluno e do
professor como sujeitos de direitos é
também compreendê-los como sujeito éticos.
Não se trata de negar a importância do
conhecimento escolar, mas de abolir o
equivoco
histórico da escola e da educação de ter como foco prioritariamente os
“conteúdos”
e não os sujeitos do processo
educativos.
Propostas de educação inclusiva acontecem
nas redes de educação e nas escolas de educação e nas escolas. São políticas e
propostas orientadas por concepções mais democráticas de educação.
A educação dos negros é um outro campo
político e pedagógico que nos ajuda a avançar na relação entre ética e
diversidade e traz mais indagações
ao
currículo.
A rigidez e a naturalização da
organização dos tempos e espaços escolares entram em conflito com a diversidade
de vivências dos tempos e espaços dos alunos e das alunas.
A
diversidade indaga os currículos e as escolas: repensar seu ordenamento
temporal como exigência da garantia do direito de todos(as) à educação.
O espaço escolar exprime uma determinada
concepção e interpretação de sujeito social.
Podemos dizer que instituição social se
realiza, ao mesmo tempo, como um espaço físico específico e também
sociocultural.
A avaliação poderá ser realizada de forma
mais coletiva e com o objetivo de acompanhamento do processo de construção do
conhecimento dos(as) aluno(as) nas suas múltiplas dimensões humanas e não como
instrumento punitivo ou como forma de “medir o desempenho escolar”.
Concluímos
que a diversidade é muito mais que um
simples conjunto de diferenças, quando falamos em diversidade, estamos lidando
com construções históricas, sociais e culturais das diferenças a qual estão
ligadas a relações de poder, as indagações discutidas são frutos da inter-relação entre escola, sociedade e
cultura, mais precisamente da relação entre escola e movimentos sociais.
Grupo:
Alexsandra
Rejane
Izabel
Priscila
Erika