RESUMO
FILOSOFIA
O nascimento da lógica (Chauí, p. 226 a 241).
Lógica:
uma conclusão tirada por alguém, mas o que já sabemos nos faz julgar que a
conclusão é indevida e deveria ser outra. Coerência , raciocínio.
Lógico:
tirar uma conclusão do que nos parece óbvia.
Dá-se o nome de Lógica aristotélica ao sistema lógico desenvolvido por Aristóteles a quem se deve o primeiro estudo formal do raciocínio. Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica
são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lógica aristotélica, em particular, a teoria do silogismo, é apenas um fragmento da assim chamada lógica
tradicional e é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da
linguagem.
Ao usarmos as palavras lógico e lógica, estamos participando
de uma tradição de pensamento que se origina da filosofia grega.
Logos.....linguagem
– discurso
Pensamento
– conhecimento
Platão dizia que através da dialética ( diálogo ou uma
conversa em que os interlocutores possuem opiniões opostas sobre algo e devem
argumentar de modo a passar das opiniões contrárias à mesma ideia ) é possível conhecer a essência e sair da aparência.
Filosofia da educação ( Reboul)
A
filosofia da educação é um ramo da FILOSOFIA.
A
filosofia visa por em questão tudo que acreditamos poder saber e nos dá
condições para refletirmos sobre a condição humana. A educação moral é possível
quando tenho a capacidade de reflexão.
Nenhum
domínio da existência humana escapa à interrogação filosófica.
A
educação é uma parte da existência humana. O homem se distingue do animal
através do trabalho, cultura e linguagem, porém, não existe nada disso sem
educação.
Segundo
Kant: “ O homem não pode se tornar homen senão pela educação”.
Conceito de educação ( Aranha, p. 50 a 76)
A
educação é um fator importante para humanização e socialização.
Ato de
educar; o ato pedagógico tem 3 componentes: um agente, mensagem e um educando.
O ensino consiste na transmissão de
conhecimentos, porém, quando doutrinado é pseudo-educação que não respeita a
liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores .
Educação
e ensino se completam.
Finalidade da educação:
A
educação não deve ser separada da vida nem é
preparação pra vida, mas é a vida
mesma. Os fins se baseiam em valores provisórios que alteram conforme
alcançamos objetivos e quando mudamos a realidade vivida.
Educação
e política : é impossível separar a educação do poder .
Educação
informal: não é organizada, é exercida a partir das vivências e com base no bom senso. Estamos aprendendo
em todos lugares, igreja, em casa, trabalho, amigos, associações.( lembrem-se
das aulas de introdução à pedagogia).
Família:
instituição social, sujeita a mudanças de acordo com as diferentes relações estabelecidas entre os homens.
Infância e educação ( Kohan)
Infância
em Platão:
1 como
possibilidade
2 como
inferioridade
3 como
superfluidade
4 como
material da política
O autor organiza o entendimento de Platão acerca da infância,
o artigo de Kohan orienta a política como premissa representativa inerente ás
relações ocorridas entre educação, filosofia e infância.
Política: ação
conforme a ideologia de um grupo.
Política da
educação: como vai conduzir a educação
Assistam vídeo: Educação segundo Platão ( you tube)
A invenção de Emílio (Boto)
Educação obrigatória
teve origem na Prússia .
Refletir sobre o
pensamento pedagógico de Rousseau, ele enfatiza a preocupação quanto ao
estabelecimento do ser na criança. Rousseau é o primeiro a entender a infância como parte do ser humano.
Emilio é uma obra que
fala de afeto. O professor interfere o menos possível e na 1ª infância não se
devia ensinar novos saberes mas sim preservar os que a criança tem e a escola
prepara o aluno para o contato com o mundo.
REFERÊNCIAS
Anotações pessoais