quarta-feira, 21 de maio de 2014

RESUMO FILOSOFIA

RESUMO FILOSOFIA

O nascimento da lógica (Chauí, p. 226 a 241).
Lógica: uma conclusão tirada por alguém, mas o que já sabemos nos faz julgar que a conclusão é indevida e deveria ser outra. Coerência , raciocínio.
Lógico: tirar uma conclusão do que nos parece óbvia.
Dá-se o nome de Lógica aristotélica ao sistema lógico desenvolvido por Aristóteles a quem se deve o primeiro estudo formal do raciocínio. Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lógica aristotélica, em particular, a teoria do silogismo, é apenas um fragmento da assim chamada lógica tradicional e é um instrumento que antecede o exercício do pensamento e da linguagem.
Ao usarmos as palavras lógico e lógica, estamos participando de uma tradição de pensamento que se origina da filosofia grega.

Logos.....linguagem – discurso
               Pensamento – conhecimento
Platão dizia que através da dialética ( diálogo ou uma conversa em que os interlocutores possuem opiniões opostas sobre algo e devem argumentar de modo a passar das opiniões contrárias à mesma ideia ) é possível conhecer a essência e sair da aparência.

Filosofia da educação ( Reboul)

A filosofia da educação é um ramo da FILOSOFIA.
A filosofia visa por em questão tudo que acreditamos poder saber e nos dá condições para refletirmos sobre a condição humana. A educação moral é possível quando tenho a capacidade de reflexão.
Nenhum domínio da existência humana escapa à interrogação filosófica.
A educação é uma parte da existência humana. O homem se distingue do animal através do trabalho, cultura e linguagem, porém, não existe nada disso sem educação.
Segundo Kant: “ O homem não pode se tornar homen senão pela educação”.


Conceito de educação ( Aranha, p. 50 a 76)

A educação é um fator importante para humanização e socialização.
Ato de educar; o ato pedagógico tem 3 componentes: um agente, mensagem e um educando. O ensino consiste na transmissão  de conhecimentos, porém, quando doutrinado é pseudo-educação que não respeita a liberdade do educando, impondo-lhe conhecimentos e valores .
Educação e ensino se completam.
Finalidade da educação:
A educação não deve ser separada da vida nem é  preparação  pra vida, mas é a vida mesma. Os fins se baseiam em valores provisórios que alteram conforme alcançamos objetivos e quando mudamos a realidade vivida.


Educação e política : é impossível separar a educação do poder .
Educação informal: não é organizada, é exercida a partir das vivências  e com base no bom senso. Estamos aprendendo em todos lugares, igreja, em casa, trabalho, amigos, associações.( lembrem-se das aulas de introdução à pedagogia).

Família: instituição social, sujeita a mudanças de acordo com as diferentes  relações estabelecidas entre os homens.

Infância e educação ( Kohan)

Infância em Platão:
1 como possibilidade
2 como inferioridade
3 como superfluidade
4 como material da política
O autor organiza o entendimento de Platão acerca da infância, o artigo de Kohan orienta a política como premissa representativa inerente ás relações ocorridas entre educação, filosofia e infância.
Política: ação conforme a ideologia de um grupo.
Política da educação: como vai conduzir a educação

Assistam vídeo: Educação segundo Platão ( you tube)


A invenção de Emílio (Boto)

Educação obrigatória teve origem na Prússia .
Refletir sobre o pensamento pedagógico de Rousseau, ele enfatiza a preocupação quanto ao estabelecimento do ser na criança. Rousseau é o primeiro a entender  a infância como parte do ser humano.
Emilio é uma obra que fala de afeto. O professor interfere o menos possível e na 1ª infância não se devia ensinar novos saberes mas sim preservar os que a criança tem e a escola prepara o aluno para o contato com o mundo.

REFERÊNCIAS
Anotações pessoais


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