segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Olá garotas, fim de férias... Vamos trabalhar...

Trabalho professora Cristina



ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO:



- Leiam a resolução na sua totalidade (15 artigos);

- Concentrem-se nos parágrafos: 5,6,7 e 8....;

- Leiam o PPC da Sumare e utilizando as diretrizes, especialmente os parágrafos destacados, estabeleçam uma comparação entre ambos. Procurem localizar no PPC como a resolução é ' transformada' na prática. Apontem as conclusões as quais o grupo conseguiu chegar.

- Em uma 2a. parte do trabalho: deêm sugestões de mudanças que vocês fariam e justifiquem a resposta.

- Na aula do dia 24 os diferentes grupos apresentarão oralmente as principais conclusões e sugestões as quais chegaram....(se quiserem poderão utilizar power point...ou quaisquer outros programas que desejarem.

Link abaixo:

http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf





Curso:
 Pedagogia
Semestre letivo/ Módulo
4º semestre letivo
Componente Curricular:
Currículos e Programas
Professor(es):
Cristina C, Otero
Carga Horária:
50 horas (colocar as horas relógio)
Período:
1º Semestre / 2015

Ementa
Estudo do currículo no contexto histórico e social no qual se organiza, privilegiando os fundamentos teóricos, epistemológicos e culturais, considerando-os como componentes da cultura, como instituição do saber que reproduz e recria significados e poderes.
Apresentação e discussão das questões contemporâneas de currículo relacionando-as às políticas públicas e considerando a educação como prática social inserida num contexto sócio político cultural determinado.
Objetivo
Compreender os fundamentos do currículo em seus aspectos históricos, filosóficos, sociolágicos, psicológicos, culturais, ampliando a visão de currículo como construto social e artefato escolar.
Apresentar e discutir as teorias e paradigmas de currículo.
Compreender as relações entre currículo, sociedade e poder.
Problematizar o currículo, apresentando-o como possível fator escolar alienante da vida social e política, assim como possibilitador de construção do sujeito histórico.
Discutir a atualidade das questões curriculares e a necessidade de ampliar estudos e pesquisas na área.
Conteúdos
·         Concepções de escola.
·         Currículo: sentido restrito e em sentido amplo. 
·         O que se entende por currículo: função; características; componentes.
·         Diferentes abordagens curriculares: da pedagogia tradicional as teorias pós - criticas.
·         Formação do currículo a partir dos exames externos.
·         A escola como instrumento de reprodução social.
·         Os Três Discursos da Escola: de mérito, de vocação e de convencimento da exclusão.
·         Constituição Federal e LDB: o que nos dizem sobre educação e currículo.

·         Leitura crítica dos fundamentos e da proposta dos PCN.
Bibliografia Básica
GOODSON, Ivor. Currículo: Teoria e História. Petrópolis: Vozes, 1995.
LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares de pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, 2006 – Scielo, Brasil, em http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf
MOREIRA, Antonio Flávio B. Currículo na contemporaneidade incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Minas Gerais: Autêntica Editora LTDA, 2004. 156p.
Bibliografia Complementar
FERNANDES, C. E FREITAS, L.C. Indagações sobre currículo: currículo e avaliação. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2008. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
GONÇALVES, Nadia G.; GONÇALVES, Sandro A.. PIERRE BOURDIEU: EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
MOREIRA, Antoio Flavio CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar: porto Alegre. Artes Médicas, 1993
FRANCO M.A.S., LIBÂNEO J.C.,PIMENTA S.G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares para cursos de pedagogia- Cadernos de Pesquisa, 2007 - SciELO Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v37n130/05.pdf
PACHECO J.A.Políticas curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização- Educação & Sociedade, 2000 - SciELO Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v21n73/4211.pdf
Critérios de Avaliação
1º bimestre:
Prova Qualis – até 2,0
Avaliação escrita individual – até 6,0
Atividades e trabalhos (individual ou em grupos)  – até 2,0

2º bimestre:
Avaliação – até 6,0
Atividades e trabalhos (individual ou em grupos)  – até 4,0