Curso:
Pedagogia
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Semestre
letivo/ Módulo
4º
semestre letivo
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Componente
Curricular:
Currículos
e Programas
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Professor(es):
Cristina
C, Otero
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Carga
Horária:
50
horas (colocar as horas relógio)
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Período:
1º Semestre
/ 2015
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Ementa
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Estudo
do currículo no contexto histórico e social no qual se organiza,
privilegiando os fundamentos teóricos, epistemológicos e culturais,
considerando-os como componentes da cultura, como instituição do saber que
reproduz e recria significados e poderes.
Apresentação
e discussão das questões contemporâneas de currículo relacionando-as às
políticas públicas e considerando a educação como prática social inserida num
contexto sócio político cultural determinado.
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Objetivo
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Compreender os
fundamentos do currículo em seus aspectos históricos, filosóficos,
sociolágicos, psicológicos, culturais, ampliando a visão de currículo como
construto social e artefato escolar.
Apresentar e
discutir as teorias e paradigmas de currículo.
Compreender as relações entre
currículo, sociedade e poder.
Problematizar o currículo,
apresentando-o como possível fator escolar alienante da vida social e
política, assim como possibilitador de construção do sujeito histórico.
Discutir a atualidade das questões
curriculares e a necessidade de ampliar estudos e pesquisas na área.
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Conteúdos
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·
Concepções de escola.
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Currículo: sentido restrito e em sentido amplo.
·
O que se entende por currículo: função;
características; componentes.
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Diferentes abordagens curriculares: da pedagogia
tradicional as teorias pós - criticas.
·
Formação do currículo a partir dos exames externos.
·
A escola como instrumento de reprodução social.
·
Os Três Discursos da Escola: de mérito, de vocação e de
convencimento da exclusão.
·
Constituição Federal e LDB: o que nos dizem sobre
educação e currículo.
·
Leitura crítica dos fundamentos e da proposta dos PCN.
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Bibliografia
Básica
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GOODSON,
Ivor. Currículo: Teoria e História.
Petrópolis: Vozes, 1995.
LIBÂNEO,
José Carlos. Diretrizes curriculares de pedagogia:
imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de
educadores. Educação e
Sociedade, 2006 – Scielo, Brasil, em http://www.scielo.br/pdf/es/v27n96/a11v2796.pdf
MOREIRA,
Antonio Flávio B. Currículo na
contemporaneidade incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2012.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo.
Minas Gerais: Autêntica Editora LTDA, 2004. 156p.
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Bibliografia
Complementar
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FERNANDES, C. E FREITAS, L.C. Indagações sobre currículo:
currículo e avaliação. Brasília; Ministério da Educação, Secretaria de
Educação Básica, 2008. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf
GONÇALVES, Nadia G.; GONÇALVES, Sandro A.. PIERRE
BOURDIEU: EDUCAÇÃO PARA ALÉM DA REPRODUÇÃO. 2. ed. Rio de Janeiro: Vozes,
2011.
MOREIRA, Antoio Flavio CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE. 3.
ed. São Paulo: Cortez, 1999.
FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e
epistemológicas do conhecimento escolar: porto Alegre. Artes Médicas, 1993
FRANCO M.A.S.,
LIBÂNEO J.C.,PIMENTA S.G. Elementos para a formulação de diretrizes curriculares
para cursos de pedagogia- Cadernos de Pesquisa, 2007 - SciELO Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/cp/v37n130/05.pdf
PACHECO J.A.Políticas
curriculares descentralizadas: autonomia ou recentralização-
Educação & Sociedade, 2000 - SciELO Brasil. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v21n73/4211.pdf
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Critérios
de Avaliação
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1º bimestre:
Prova
Qualis – até 2,0
Avaliação
escrita individual – até 6,0
Atividades
e trabalhos (individual ou em grupos)
– até 2,0
2º bimestre:
Avaliação
– até 6,0
Atividades
e trabalhos (individual ou em grupos)
– até 4,0
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