Piaget, Vigotscky e Wallon São estudiosos da psique humano o que
diferencia Wallon dos outros e que ele vê a pessoa pelo completo,
pesquisa sua personalidade, para ele uma pessoa só completa a sua personalidade
através dessas características: Afetividade, movimento, inteligência.
Piaget
Piaget não se preocupa com o social e sim com o homem em particular,
(intrapessoal), o que acontece mentalmente em cada criança para obter o
conhecimento.
Ex: A criança se desenvolve biologicamente, vê um celular em cima da
mesa, após desenvolver seus movimentos (por ser um ser capaz de se desenvolver)
consegue pegar o celular, começa a mexer no celular, o celular toca a criança
se assusta (desequilibra) se desenvolve novamente (estruturação).
Assimilação e Acomodação= adaptação
Como seres biológicos nos temos que nos adaptar, para isso temos que
assimilar e acomodar = equilibrar.
Assimilar consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquema
mentais preexistente a acomodação.
Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas.
0-2
anos inteligência prática
Desenvolvemos esquemas mentais, como qualquer animal.
2-7
anos estagio pré-operatório
Diferencia-se dos animais porque começa a falar e pensar.
Inteligência + fala e igual a pensamento.
Ele pensa imediato não elabora muitos conceitos ( não pensa como
adultos tem lógica infantil).
7-12
estagio- operatório
Entende o mundo de maneira mais organizada. Cientificamente tem dois
estágios no operatório o concreto que é de 7 a 12 anos, que pensa dedutivo
(deduz). E o formal que é de 12 anos em diante (por hipótese) por exemplo, se
você falar um quilo de algodão e um quilo de farinha ela já terá uma noção de
forma e espaço sem ter a necessidade de ver.
Piaget trabalha com experimento cientifico, ele observa a criança e
comprova através do processo de observação.
E a teoria de Piaget que da base ao construtivismo (proposta
educacional).
Porém Piaget não era pedagogo e nunca usou o termo construtivismo, esse
foi atribuído a ele.
Vigotscky
Para Vigotscky o desenvolvimento da criança depende do meio em que ela
vive. Para ele cada criança vai se desenvolver conforme a cultura de seu pais.
Planos genéticos de Vigotscky:
Filogêneses:
Significa desenvolvimento da espécie
Ex: Um ser humano não pode voar, pois não possui características para
isso.
Ontogêneses:
Desenvolvimento individual, cada um se desenvolve ao seu tempo.
Sociogêneses:
Depende da cultura em que vive.
Ex: Eu falo português porque sou brasileiro.
(O sujeito tem características de um grupo).
Microgêneses:
Desenvolvimento mental de cada um que são particularidades e gostos
diferentes (O sujeito desenvolve características próprias) .
Interpessoais:
Interpessoais são os desenvolvimento de todos.
Intrapessoais:
São ações que desenvolvemos para nos.
Obs.: A pessoa recebe as informações e desenvolve.
O conhecimento dos outros passa a ser seu.
O ser humano possui mediação simbólica, através de símbolos.
Para Vigotscky o pensamento não e expresso pela palavra, mas e por ela
que ele começa a existir.
A linguagem é, antes de tudo, social.
Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e
compreensão.
Essa função comunicativa está estreitamente combinada com o pensamento.
A comunicação é uma espécie de função básica porque permite a
interação social e, ao mesmo tempo,
organiza o pensamento.
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que
tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge.
Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente
ligada ao pensamento.
A progressão da
fala social para a fala interna, ou seja, o processamento de perguntas e
respostas dentro de nós mesmos – o que estaria bem próximo do pensamento,
representa a transição da função comunicativa para a função intelectual.
Nesta transição, surge a
chamada fala egocêntrica. Tratasse da fala que a criança emite para si mesma,
em voz baixa, enquanto está concentrada nalguma atividade.
A fala egocêntrica
constitui uma linguagem para a pessoa mesma, e não uma linguagem social, com
funções de comunicação e interação. Esse “falar sozinho” é essencial porque
ajuda a organizar melhor as ideias e a planejar
melhor as ações.
O discurso interior é uma fase posterior em relação à fala
egocêntrica.
É quando as palavras passam
a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento expresso
em palavras.
O pensamento não coincide
de forma exata com os significados das palavras. O pensamento vai além, porque
capta as relações entre as palavras de uma forma mais complexa e completa que a
gramática faz na linguagem escrita e falada.
Para a expressão verbal do
pensamento, às vezes é preciso um esforço grande para concentrar todo o
conteúdo de uma reflexão numa frase ou num discurso. Portanto, podemos concluir
que o pensamento não se reflete na palavra; realizasse nela, a medida em que é
a linguagem que permite a transmissão do seu pensamento às outras pessoas
Wallon
Para
Wallon o ser humano é organicamente social , para Vigotscky não trazemos características
orgânicas sociais, Wallon acredita que o hoem nasce integrado ao social, ele tem uma visão bem semelhante a de Piaget,
afirmando que a criança tem estágios de desenvolvimento, contudo ele não
acredita que a criança desenvolva de maneira linear, mas sim de em uma sucessão
de fases que se alternam, na fase de maior predominância do lado
emocional/afetiva, a criança está voltada para si mesma, já na outra fase em
que está voltada para seu lado cognitivo, encontra-se mais receptiva e
interativa, proporcionado momentos de conflitos e crises que tornam o
aprendizado mais rico, ou seja, as emoções internas da criança intermediam sua
relação com o mundo exterior.
Piaget: olhar Biologico
Vigotscky: olhar para o social
Wallon: o ser Humano Biológico, Psicológico, social
e afetivo.
Características: Estudo do movimento / Emoção
Estagio impulsivo emocional
Emoção – Movimento – Cognição = se une e a pessoa
fica completa