terça-feira, 27 de maio de 2014

Resumo Prova Pisicologia

Piaget, Vigotscky e Wallon São estudiosos da psique humano o que diferencia Wallon dos outros e que ele vê a pessoa pelo completo, pesquisa sua personalidade, para ele uma pessoa só completa a sua personalidade através dessas características: Afetividade, movimento, inteligência.

Piaget

Piaget não se preocupa com o social e sim com o homem em particular, (intrapessoal), o que acontece mentalmente em cada criança para obter o conhecimento.

Ex: A criança se desenvolve biologicamente, vê um celular em cima da mesa, após desenvolver seus movimentos (por ser um ser capaz de se desenvolver) consegue pegar o celular, começa a mexer no celular, o celular toca a criança se assusta (desequilibra) se desenvolve novamente (estruturação).

Assimilação e Acomodação= adaptação

Como seres biológicos nos temos que nos adaptar, para isso temos que assimilar e acomodar = equilibrar.

Assimilar consiste em incorporar objetos do mundo exterior a esquema mentais preexistente a acomodação.
Já a acomodação se refere a modificações dos sistemas.   

0-2 anos inteligência prática
Desenvolvemos esquemas mentais, como qualquer animal.

2-7 anos estagio pré-operatório

Diferencia-se dos animais porque começa a falar e pensar.
Inteligência + fala e igual a pensamento.
Ele pensa imediato não elabora muitos conceitos ( não pensa como
adultos tem lógica infantil).

7-12 estagio- operatório

Entende o mundo de maneira mais organizada. Cientificamente tem dois estágios no operatório o concreto que é de 7 a 12 anos, que pensa dedutivo (deduz). E o formal que é de 12 anos em diante (por hipótese) por exemplo, se você falar um quilo de algodão e um quilo de farinha ela já terá uma noção de forma e espaço sem ter a necessidade de ver.

Piaget trabalha com experimento cientifico, ele observa a criança e comprova através do processo de observação.
E a teoria de Piaget que da base ao construtivismo (proposta educacional).
Porém Piaget não era pedagogo e nunca usou o termo construtivismo, esse foi atribuído a ele.

Vigotscky

Para Vigotscky o desenvolvimento da criança depende do meio em que ela vive. Para ele cada criança vai se desenvolver conforme a cultura de seu pais.

Planos genéticos de Vigotscky:

Filogêneses:
Significa desenvolvimento da espécie  
Ex: Um ser humano não pode voar, pois não possui características para isso.

Ontogêneses:
Desenvolvimento individual, cada um se desenvolve ao seu tempo.


Sociogêneses:

Depende da cultura em que vive.
Ex: Eu falo português porque sou brasileiro.
(O sujeito tem características de um grupo).

Microgêneses:

Desenvolvimento mental de cada um que são particularidades e gostos diferentes (O sujeito desenvolve características próprias) .

Interpessoais:
Interpessoais são os desenvolvimento de todos.

Intrapessoais:
São ações que desenvolvemos para nos.

Obs.: A pessoa recebe as informações e desenvolve.
O conhecimento dos outros passa a ser seu.

O ser humano possui mediação simbólica, através de símbolos.
Para Vigotscky o pensamento não e expresso pela palavra, mas e por ela que ele começa a existir.
A linguagem é, antes de tudo, social.
Portanto, sua função inicial é a comunicação, expressão e compreensão.
Essa função comunicativa está estreitamente combinada com o pensamento.
A comunicação é uma espécie de função básica porque permite a interação  social e, ao mesmo tempo, organiza o pensamento.
Para Vygotsky, a aquisição da linguagem passa por três fases: a linguagem social, que seria esta que tem por função denominar e comunicar, e seria a primeira linguagem que surge. Depois teríamos a linguagem egocêntrica e a linguagem interior, intimamente ligada ao pensamento.
 A progressão da fala social para a fala interna, ou seja, o processamento de perguntas e respostas dentro de nós mesmos – o que estaria bem próximo do pensamento, representa a transição da função comunicativa para a função intelectual.
   Nesta transição, surge a chamada fala egocêntrica. Tratasse da fala que a criança emite para si mesma, em voz baixa, enquanto está concentrada nalguma atividade.
   A fala egocêntrica constitui uma linguagem para a pessoa mesma, e não uma linguagem social, com funções de comunicação e interação. Esse “falar sozinho” é essencial porque ajuda a organizar melhor as ideias e a planejar
melhor as ações.


O discurso interior é uma fase posterior em relação à fala egocêntrica.
 É quando as palavras passam a ser pensadas, sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento expresso em palavras.
  O pensamento não coincide de forma exata com os significados das palavras. O pensamento vai além, porque capta as relações entre as palavras de uma forma mais complexa e completa que a gramática faz na linguagem escrita e falada.
  Para a expressão verbal do pensamento, às vezes é preciso um esforço grande para concentrar todo o conteúdo de uma reflexão numa frase ou num discurso. Portanto, podemos concluir que o pensamento não se reflete na palavra; realizasse nela, a medida em que é a linguagem que permite a transmissão do seu pensamento às outras pessoas


Wallon

Para Wallon o ser humano é organicamente social , para Vigotscky não trazemos características orgânicas sociais, Wallon acredita que o hoem nasce integrado ao social, ele  tem uma visão bem semelhante a de Piaget, afirmando que a criança tem estágios de desenvolvimento, contudo ele não acredita que a criança desenvolva de maneira linear, mas sim de em uma sucessão de fases que se alternam, na fase de maior predominância do lado emocional/afetiva, a criança está voltada para si mesma, já na outra fase em que está voltada para seu lado cognitivo, encontra-se mais receptiva e interativa, proporcionado momentos de conflitos e crises que tornam o aprendizado mais rico, ou seja, as emoções internas da criança intermediam sua relação com o mundo exterior.

Piaget: olhar Biologico
Vigotscky: olhar para o social
Wallon: o ser Humano Biológico, Psicológico, social e afetivo.

Características: Estudo do movimento / Emoção

Estagio impulsivo emocional

Emoção – Movimento – Cognição = se une e a pessoa fica completa






Um comentário: