sábado, 23 de maio de 2015

Tema: INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO

Subtema: Diversidade e Currículo

    A diversidade nos coloca diante de um desafio. O que é que entendemos por diversidade? Qual a diversidade é que pretendemos que esteja presente no currículo da escola?
        A diversidade se constrói no contexto social e faz parte do acontecer humano.
 Homem e mulher participam  desse processo enquanto espécie e sujeito sócio cultural , os seres humanos apresentam diversidade biológica.
      Enquanto gênero humano somos, iguais, mas a maneira na qual construímos nossa vida ao longo da historia é diferente, devemos desenvolver uma postura e entender que não há grupos ou pessoas melhores ou piores que outras, pois na realidade somos diferentes. A diversidade e a identidade são construídos  em determinados contextos histórico, social e    politico e cultural , para se construir uma identidade, é necessário que ao longo da sua construção o individuo tenha contato, conversas com o meio em que vive tanto a identidade social quanto a pessoal são formados em diálogos abertos.
    Hoje em dia a maneira na qual a escola lida com a diversidade no currículo é vista de uma maneira ampla, tem haver com estratégias feitas para grupos considerados diferentes serem tratados de forma justa e igualitária, tirando fora a ideia de inferioridade e exclusão, se a diversidade faz parte do acontecer humano inclusive a escola publica, é a instituição social que as diferentes presenças se encontram. Existem vários tipos de currículos, e as discussões sobre eles  geram debates sobre conhecimentos  escolares  procedimentos pedagógicos relações sociais , e valores e as identidades  de alunos(as). 
    Há uma relação estreita entre o olhar e o trato pedagógico da diversidade, e a concepção de educação que informam as praticam educativas.
    A diversidade é um componente do desenvolvimento biológico e cultural da humanidade.
 Alguns aspectos acerca da diversidade a fim de dar mais elementos às nossas indagações sobre o currículo. São eles:

• diversidade biológica e currículo;
• diversidade cultural e currículo;
• a luta política pelo direito à diversidade;
• diversidade e conhecimento;
• diversidade e ética;
• diversidade e organização dos tempos e espaços escolares.



Algumas considerações sobre a diversidade biológica ou biodiversidade

    Os problemas ambientais não são considerados graves porque afetam o planeta, entendido como algo externo, mas porque afetam a todos nós e colocam em risco a vida da espécie humana e a das demais.
     Existem grupos humanos que, devido a sua história e cultura, garantem sua sobrevivência e produzem conhecimentos por meio de uma relação mais direta com o ambiente em que vivem.

     A diversidade cultural: algumas reflexões

     Ao discutir a diversidade cultural, não podemos nos esquecer de pontuar que ela se dá lado a lado com a construção de processos indenitários.
     As discussões sobre currículo incorporam, com maior ou menor ênfase, debates sobre os conhecimentos escolares, os procedimentos pedagógicos, as relações sociais, os valores e as sociais, os valores e as identidades dos nossos alunos e alunas.

A luta política pelo direito à diversidade


      Falar sobre diversidade e diferença implica posicionar-se contra processos de colonização e dominação.
      Os educandos são os sujeitos centrais da ação educativa. E foram eles, articulados ou não em movimentos sociais, que trouxeram pela luta direito a diversidade como uma indagação ao campo do currículo.
      Assumir uma diversidade no currículo implica compreender o nosso caminhar no processo de formação humana, que se realiza num contexto cultural, social e politico, neste caminho construímos nossa identidade, representações sobre nos mesmo e sobre os outros.
      A escola precisa ter como foco o sujeito não os conteúdos.
      Há uma nova sensibilidade nas escolas públicas sobretudo, para a diversidade e suas múltiplas dimensões na vida dos sujeitos. Sensibilidade que vem se traduzindo em ações do sistema educacional em um sistema inclusivo ,democrático e aberto a diversidade.

Que indagações a diversidade traz aos currículos?

      Um bom exercício para perceber o caráter indagador da diversidade nos currículos seria analisar as propostas e documentos oficiais com os quais lidamos cotidianamente.
      O lugar não hegemônico ocupado pelas questões sociais, culturais, regionais e
políticas que compõem a “parte diversificada” dos currículos pode ser visto, ao mesmo tempo, como vulnerabilidade e liberdade.
      Se a convivência com a diferença já é salutar para a reeducação do nosso olhar, dos nossos sentidos, da nossa visão de mundo, quanto mais o aprendizado do imperativo ético que esse processo nos traz.

Alguns aspectos específicos do currículo indagados
pela diversidade

      Certos saberes que não encontram um lugar definido currículos oficiais podem ser compreendidos como uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente produzida.
      O reconhecimento do aluno e do professor  como sujeitos de direitos é também compreendê-los como sujeito éticos.
      Não se trata de negar a importância do conhecimento escolar, mas de abolir o
equivoco histórico da escola e da educação de ter como foco prioritariamente os
“conteúdos” e não os sujeitos do processo  educativos.
      Propostas de educação inclusiva acontecem nas redes de educação e nas escolas de educação e nas escolas. São políticas e propostas orientadas por concepções mais democráticas de educação.
      A educação dos negros é um outro campo político e pedagógico que nos ajuda a avançar na relação entre ética e diversidade e traz mais indagações
ao currículo.
      A rigidez e a naturalização da organização dos tempos e espaços escolares entram em conflito com a diversidade de vivências dos tempos e espaços dos alunos e das alunas.
      A diversidade indaga os currículos e as escolas: repensar seu ordenamento temporal como exigência da garantia do direito de todos(as) à educação.
      O espaço escolar exprime uma determinada concepção e interpretação de sujeito social.
      Podemos dizer que instituição social se realiza, ao mesmo tempo, como um espaço físico específico e também sociocultural.
     A avaliação poderá ser realizada de forma mais coletiva e com o objetivo de acompanhamento do processo de construção do conhecimento dos(as) aluno(as) nas suas múltiplas dimensões humanas e não como instrumento punitivo ou como forma de “medir o desempenho escolar”.
     Concluímos que  a diversidade é muito mais que um simples conjunto de diferenças, quando falamos em diversidade, estamos lidando com construções históricas, sociais e culturais das diferenças a qual estão ligadas a relações de poder, as indagações discutidas são frutos  da inter-relação entre escola, sociedade e cultura, mais precisamente da relação entre escola e movimentos sociais.


 Grupo:
Alexsandra
Rejane
Izabel
Priscila
Erika

Nenhum comentário:

Postar um comentário