segunda-feira, 30 de março de 2015


CURRICULOS E PROGRAMAS


Boa tarde, algumas questões importantes da matéria CURRÍCULOS E PROGRAMAS para facilitar nossos estudos.


IDEOLOGIA: sistemas de ideias, de símbolos, de critérios, atitudes que tem uma coerência entre si de tal modo que se distingue ou se opõe a outro sistema de ideias. A ideologia serve para selecionar, controlar a informação.

CURRÍCULO: percurso, caminho; o currículo não é somente a grade curricular, ele engloba propostas (PPP, valores, carga horária, disciplinas...), também engloba o que você quer ensinar, que tipo de cidadão quer formar. Tem a ver com poder. É uma escolha de poder, inclui a filososfia da escola; não existe o melhor currículo e sim que funcione bem, isso é o que importa. A escolha do currículo não é aleatória, ela tem segundas intenções de favorecer A, B ou C.

Ensinar: 
o quê?
para que?
para quem?

TEORIAS DO CURRÍCULO
  • Teorias tradicionais: o currículo se aproxima do tecnicismo, ela tem como objetivo principal preparar para aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização. Esse tipo de currículo teve origem nos Estados Unidos e tem como base a tendência conservadora, baseada nos princípios de Taylor, esse que igualava o sistema educacional ao modelo organizacional e administrativo das empresas.
  • palavras chave:  currículo neutro, aluno moldado, eficiente, educação bancária, avaliação vista como instrumento para medir o quanto o aluno aprendeu. Como vou/quero ensinar?
  • Teorias críticas: argumenta que não existe uma teoria neutra, já que toda teoria está baseada nas relações de poder. Isso está implícito nas disciplinas e conteúdos que reproduzem a desigualdade social que fazem com que muitos alunos saem da escola antes mesmo de aprender as habilidades das classes dominantes. Percebe o currículo como um campo que prega a liberdade e um espaço cultural e social de lutas.
  • palavras chave: ideologia, currículo oculto, transformação e mudança, aluno questionador. O que e para quem ensinar?

  • Teorias pós-críticas: nessa perspectiva o currículo é tido como algo que produz uma relação de gêneros, pois predomina a cultura patriarcal. Essa teoria critica a desvalorização do desenvolvimento cultural e histórico de alguns grupos étnicos e os conceitos da modernidade, como razão e ciência. Outra perspectiva desse currículo é a fundamentação no pós-estruturalismo que acredita que o conhecimento é algo incerto e indeterminado. Questiona também o conceito de verdade, já que leva em consideração o processo pelo qual algo se tornou verdade.
  • palavras chave: multiculturalismo, quem? como? o que vou ensinar?
A escola deve procurar discutir qual currículo ela quer adotar para se chegar ao objetivo desejado. Essa escolha deve ser pensada a partir da concepção do seu Projeto Politico Pedagógico, esse que deve fundamentar a prática teórica da instituição e as inquietudes dos alunos.

CNE/06: conselho nacional de educação

Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia, licenciatura. Define princípios, condições de ensino e aprendizagem, procedimentos a serem observados em seu planejamento e avaliação.

SUGESTÃO DE VÍDEO: Salto para o futuro- curriculo escolar.


fonte: http://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/
           Anotações pessoais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário