terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Aula 11-04

Novas Postagens Com uma grande Ajuda da colega Viviane Nascimento!!!


Aula  11/02/2014  Prática de ensino II



A professora iniciou a aula com duas questões que cada um respondeu de acordo com sua visão.
O que significa ser professor?
Qual o papel da educação na escola?
Entendemos como professor aquele que atua como mediador do conhecimento, uma vez que o educando possui conhecimentos prévios, o professor atua auxiliando a construção de seu conhecimento para que desenvolva sua autonomia, e um acaba aprendendo com o outro.
A educação é o elemento adaptador e normalizador na integração do indivíduo à sociedade.

 CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO   X    TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO.

Construção do conhecimento: a educação possibilita que o aluno construa seu conhecimento com a mediação do professor, para que possa ser capaz de ter um olhar questionador e crítico. O professor é facilitador.
Transmissão do conhecimento: a educação era entendida como instrução, pois não exigia dos alunos questionamentos ou dúvidas. O professor manda e o aluno obedece.

Vimos também às diferenças de um aluno oriundo da elite com um aluno trabalhador (a grande maioria). Enquanto o primeiro vem de uma família que os pais têm graduação,   acesso a livros, jornais, revistas, cultura diferenciada; o segundo vem de uma família em que geralmente ocorre o oposto, pais não estudaram, não tem acesso a jornais, revistas, possuem um universo cultural pobre e o aluno está geralmente cansado e mal alimentado.
É importante sabermos estas diferenças para verificar como a educação é pensada hoje: PARA A ELITE.


O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE O PROFESSOR TENHA UMA EXCELENTE FORMAÇÃO?

Esta formação deve ser técnica , política e ética; 
Formar profissionais capazes de criar situações de aprendizagem deveria ser o eixo central da maior parte dos programas de formação inicial e continuada dos professores da pré-escola à universidade.O ensino (ação educativa) não deve ser colocado como algo apenas da esfera da escola (enquanto instituição organizada e voltada para a educação). O processo de ensino permeia todos os níveis de nossas vidas e da sociedade e, ao olharmos para qual é o papel do professor em sala de aula, devemos ter em mente não mais a ideia de formação de sujeitos aptos a atenderem às exigências do mercado - como mão de obra especializada e/ou consumidor. Significa perceber o processo de ensino com um processo de construção - através da ação reflexiva - de um sujeito completo, um homem consciente de seu papel social, mais tolerante e respeitador das diferenças, que sabe coexistir... e que traz em si a consciência transitiva (Paulo Freire) da superação, da mudança e do agir.
Como Paulo Freire dizia, temos que nos lembrar que toda ação educativa deve ser feita no sentido de levar o homem a refletir sobre seu papel no mundo e assim, ser capaz de mudar este mundo e a si próprio.

Referências bibliográficas:
RIBAS, Mariná Holzmann. Construindo a Competência, processo de formação de professores. São Paulo: Olho D'água, 2000.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.
Anotações pessoais em sala de aula.

PROFESSORA SIM TIA NÃO. 3º CARTA. (PAULO FREIRE).
“VIM FAZER O CURSO DO MAGISTÉRIO PORQUE NÃO TIVE OUTRA POSSIBILIDADE”

  O texto fala sobre a escolha do magistério como uma cabide para as mulheres enquanto aguardam um casamento, e professoras despreparadas e desmotivadas por baixos salários.
Essas professoras despreparadas não conseguem lutar por seus direitos e não os reivindicam. Por isso todos temos que entender que ser educador é algo importante tanto quanto outra profissão, começar a valorizar e dar a  importância necessária, pois só quando a população se conscientizar do valor da educação e reivindicar seus direitos, haverá investimentos significativos por parte do governo, e mais valorização dos profissionais da educação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário