quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

PSICOLOGIA AULA 26 / 02 / 2014


Nossa amiga Viviane pesquisou e comentou esse post....





BEHAVIORISMO: Teoria Comportamental

Abordagem de ensino: tradicional.
Behavior=  comportamento/conduta
Behaviorismo, também conhecido como comportamentalismo, é uma área da psicologia, que tem  o comportamento como objeto de estudo.
O behaviorismo surgiu como oposição ao funcionalismo e estruturalismo, e é uma das três principais correntes da psicologia, juntamente com a psicologia da forma (Gestalt) e psicologia analítica (psicanálise).
Em 1913, foi publicado um artigo com o nome “Psicologia: como os behavioristas a veem” da autoria do psicólogo estadunidense John Watson (reconhecido como pai do Behaviorismo Metodológico). Mais tarde, em 1914, na obra de 1914 intitulada Behavior, Watson abordou mais uma vez o conceito de psicologia do comportamento. Watson se baseou em teorias e noções de vários pensadores e autores como Descartes, Pavlov, Loeb e Comte.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
De acordo com Watson, o estudo do meio que envolve um indivíduo possibilita a previsão e o controle do comportamento humano.

Behaviorismo radical de Skinner
O behaviorismo radical é um conceito proposto pelo psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner, segundo ele, o behaviorismo radical é a filosofia da ciência do comportamento humano, onde o meio ambiente era o responsável pelo comportamento humano. Esta vertente do behaviorismo teve grande popularidade no Brasil e nos Estados Unidos
Skinner era claramente contra a utilização de elementos não observáveis para explicar a conduta humana. Assim, os aspectos cognitivos não são considerados, porque o ser humano é visto como um ser homogêneo, e não como um ser que é composto pelo corpo e mente.
O behaviorismo radical contempla os estímulos dados aos indivíduos pelo meio ambiente. De acordo com Skinner, esses meios eram conhecidos como punição, reforço positivo e reforço negativo.

Condicionamento operante: existe uma intencionalidade para resultar em um determinado comportamento.

Condicionamento clássico: não existe intencionalidade.
Reflexo condicionado
Reforço positivo: prêmio
Reforço negativo: punição
Extinção: quando o comportamento instaurado se extingue devido a não dar mais o reforço.

O Behaviorismo dentro de sua preocupação com a objetividade, estuda o comportamento através da relação estímulo-resposta procurando isolar o estímulo que corresponderia à resposta esperada e desprezando os conteúdos de “consciência” .


PSICOLOGIA  GESTALT OU PSICOLOGIA DA FORMA

Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães começaram a pesquisar a percepção humana, principalmente a visão. Para alcançar este fim, eles se valiam especialmente de obras de arte, ao tentar compreender como se atingia certos efeitos pictóricos. Estas pesquisas deram origem à Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Boa Forma. Seus mais famosos praticantes foram Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer, que desenvolveram asLeis da Gestalt, válidas até os nossos dias. Com seu desenvolvimento teórico, a Gestalt ampliou seu leque de atuação e transformou-se em uma sólida linha filosófica.

Leis da Gestalt
- Semelhança: Objetos semelhantes tendem a permanecer juntos, seja nas cores, nas texturas ou nas impressões de massa destes elementos. Esta característica pode ser usada como fator de harmonia ou de desarmonia visual.
- Proximidade: Partes mais próximas umas das outras,em um certo local, inclinam-se a ser vistas como um grupo.
- Boa Continuidade: Alinhamento harmônico das formas.
- Pregnância: Este é o postulado da simplicidade natural da percepção, para melhor assimilação da imagem. É praticamente a lei mais importante.
- Clausura: A boa forma encerra-se sobre si mesma, compondo uma figura que tem limites bem marcados.
- Experiência Fechada: Esta lei está relacionada ao atomismo, pensamento anterior ao Gestalt. Se conhecermos anteriormente determinada forma, com certeza a compreenderemos melhor, por meio de associações do aqui e agora com uma vivência anterior.
O que diferencia gestaltistas de behavioristas?
É que para os gestaltistas, entre o processo de estímulo e resposta há o estágio da percepção.
E o que eles têm em comum?
Ambos definem a PSICOLOGIA como sendo a ciência que estuda o comportamento.
INSIGHT: permite compreender uma figura que até então é desconhecida.


VÍDEO : GESTALT
https://www.youtube.com/watch?v=kwiVXuzPl7Y&feature=share


Bibliografia:

http://www.significados.com.br/behaviorismo/
http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/
Anotações pessoais em sala.

Para Próx. Aula:
Abordagem de ensino Humanista-Liberal
Trazer pesquisas para realização de um trabalho:
Teorias e concepções filosóficas
Abordagem de ensino
Teoria liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário