AULA 18/02/2014 PRÁTICA DE ENSINO II
(Postagem Viviane Nascimento)
PLANEJAMENTO E PLANO DE AULA
Planejamento: Planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre as condições existentes e prever formas alternativas de ação para superar dificuldades alcançar objetivos desejados.
Para realizar esta tarefa temos que verificar:
Nosso objetivo, refletir, conhecer o educando, conhecer o assunto e o contexto em que está inserida a escola que iremos trabalhar.
O que pretendemos realizar?
O que vamos fazer?
O que e como devemos analisar a situação para verificar se o que aprendemos foi atingido.
Plano: é resultado, um esboço das conclusões resultantes do processo mental do planejar, pode ou não assumir uma forma escrita.
Para elaborar o plano de trabalho ou plano de aula, é necessário:
Objetivo: o que quero ensinar.
Conteúdo: o que vou ensinar.
Metodologia (procedimento, estratégia): como vou ensinar.
Planejamento de um sistema educacional:
Esse planejamento é feito a nível sistêmico, ou seja, nacional, estadual e municipal. Este planejamento reflete a política de educação adotada. Análise e reflexão do sistema educacional para verificar as dificuldades , prever soluções e também definir prioridades e metas para aperfeiçoamento do sistema educacional.
Planejamento escolar:
É o planejamento geral das atividades de uma escola, processo de tomada de decisão quanto aos objetivos a serem atingidos e a previsão das ações tanto pedagógicas como administrativas, que devem ser executados por toda equipe para o bom funcionamento da escola. Na teoria isto deveria ser feito por toda comunidade ( professores, funcionários, pais e alunos ).
O resultado deste tipo de planejamento é o plano escolar que deve ser elaborado e executado por toda equipe da escola.
Ao realizar o processo de planejamento de suas atividades, cada escola segue um esquema de ação, mas em geral, as etapas são as seguintes:
-Sondagem e diagnóstico da realidade da escola.
-Definição dos objetivos e prioridades.
-Proposição da organização geral da escola.( quadro curricular, carga horária, calendário, critérios de agrupamentos dos alunos, definição do sistema de avaliação)
-Elaboração de plano de curso contendo as programações das atividades curriculares.
-Elaboração do sistema disciplinar da escola.
-Atribuir funções a todos participantes da equipe escolar ( direção, corpo docente, corpo discente, equipe pedagógica, administrativa, de limpeza, entre outros.
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO ( PPP) É ELABORADO NO PLANEJAMENTO ESCOLAR, pode ser chamado também de proposta pedagógica.
Planejamento curricular:
É a previsão dos componentes curriculares que serão desenvolvidos ao longo do curso. É necessário definir claramente a concepção filosófica que vai nortear os fins e objetivos da ação educativa. A elaboração geral do plano curricular deve seguir as diretrizes fixadas:
-pelo Conselho Federal de Educação.
-pelo Conselho Estadual de Educação.
Planejamento didático ou de ensino:
É a especificação e operacionalização do plano curricular.Tudo que será trabalhado no semestre ou ano. Abaixo vemos os tipos de planejamento didático ou de ensino:
-planejamento de curso: previsão dos conhecimentos a serem desenvolvidos e das atividades a serem realizadas em uma determinada classe, durante um certo período de tempo.
-planejamento de unidade didática ou de ensino: segundo PILETTI, em seu livro, Didática Geral, o professor deve estabelecer três etapas; apresentação, desenvolvimento e integração.
-planejamento de aula: o professor especifica e operacionaliza os procedimentos diários, para concretização dos planos de curso e de unidade.
FUNÇÕES DO PLANEJAMENTO
O trabalho planejado contribui para:
-Atingir objetivos desejados
-Superar dificuldades
-Controlar improvisação
Ao planejar devemos observar os seguintes pontos:
-refletir sobre a aula
-avaliar nosso trabalho
-se o plano de aula não deu certo, verificar o que deu errado e replanejar.
-o que posso fazer para melhorar a aula para que o aluno aprenda( em uma sala de aula pode haver alguns que não conseguem acompanhar a classe, não podemos deixá-los para trás, temos que fazer com que eles também acompanhem a turma).
Resumindo: processo de AÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO.
BIBLIOGRAFIA:
Vou ficar devendo, porém breve farei a retratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário