AULA SOCIOLOGIA 17 /02 /2014
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Na interpretação dele cada instituição é um órgão deste corpo social e um depende do outro para a sociedade se desenvolver harmoniosamente. Se há uma falha o conjunto fica prejudicado; esta visão social é o que ele denomina de Funcionalismo.
Para que a sociedade seja saudável e harmoniosa é necessária a existência da moral social ou consciência coletiva e como vimos no vídeo apresentado em sala é aí que a escola entra, com papel de suma importância pois a escola transmite os valores da sociedade.
Durkheim percebeu que além da moral social, há também um elemento integrador da ordem social, que é a divisão do trabalho social que gera solidariedade, quando se fala em solidariedade não é no sentido cristão ou do senso comum e sim no sentido de solidariedade orgânica, onde há uma relação de interdependência das funções; voltando ao vídeo ele mostra claramente esta relação na escola, por exemplo, sem merendeira não tem lanche; sem a faxineira não tem limpeza; sem professor não temos aula, como afirmou a diretora ao dizer que se falta um , o todo fica prejudicado, ou seja , não funciona como deveria funcionar.
Além da moral e da divisão do trabalho social, Durkeheim diz que a educação também é integrador do indivíduo à sociedade. A função social dela é evitar contradição entre interesses pessoais e sociais.
A educação, ao socializar o indivíduo, mostra a ele que sozinho o ser humano não sobrevive; a educação é para formar o cidadão. Durkheim percebeu que a convivência em sociedade é impossível sem educação: elemento adaptador e normalizador básico na integração indivíduo-sociedade.
A educação é una e múltipla, una porque reproduz a sociedade e múltipla pois é uma soma de conhecimentos distintos, ou seja, mais específico e é importante pois transmite a moral social.
Link do vídeo: http://youtu.be/SMaxxNEqk7U
Bibliografia: Meksenas, Paulo. Sociologia da educação. São Paulo, Edições Loyola, 2003.
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