segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

AULA SOCIOLOGIA 17 /02 /2014

Olhem só o resumo que a Viviane preparou Aproveitem!!!

AULA  SOCIOLOGIA      17 /02 /2014

Pag. 33 a 39

Para Durkheim, a sociedade é um corpo social; ele era extremamente severo com as leis a ponto de quem não se encaixar naquele padrão ficar fora da sociedade.
Na interpretação dele cada instituição é um órgão deste corpo social e um depende do outro para a sociedade se desenvolver harmoniosamente. Se há uma falha o conjunto fica prejudicado; esta visão social é o que ele denomina de Funcionalismo.
Para que a sociedade seja saudável e harmoniosa é necessária a existência da moral social ou consciência coletiva e como vimos no vídeo apresentado em sala é aí que a escola entra, com papel de suma importância pois a escola transmite os valores da sociedade.
Durkheim percebeu que além da moral social, há também um elemento integrador da ordem social, que é a divisão do trabalho social que gera solidariedade, quando se fala em solidariedade não é no sentido cristão ou do senso comum e sim no sentido de solidariedade orgânica, onde há uma relação de interdependência das funções; voltando ao vídeo ele mostra claramente esta relação na escola, por exemplo, sem merendeira não  tem lanche; sem a faxineira não tem limpeza; sem professor não temos aula, como afirmou a diretora ao dizer que se falta um , o todo fica prejudicado, ou seja , não funciona como deveria funcionar.
Além da moral e da divisão do trabalho social, Durkeheim diz que  a educação também é integrador do indivíduo  à sociedade. A função social dela é evitar contradição entre interesses pessoais e sociais.
 A educação, ao socializar o indivíduo, mostra a ele que sozinho o ser humano não sobrevive; a educação é para formar o cidadão. Durkheim percebeu que a convivência em sociedade é impossível sem educação: elemento adaptador e normalizador básico na integração indivíduo-sociedade.
A educação é una e múltipla, una porque reproduz a sociedade e múltipla pois é uma soma de conhecimentos distintos, ou seja, mais específico e é importante pois transmite a moral social.

Link do vídeo: http://youtu.be/SMaxxNEqk7U

Bibliografia: Meksenas, Paulo. Sociologia da educação. São Paulo, Edições Loyola, 2003.



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