sexta-feira, 1 de maio de 2015

Síntese: Currículo e desenvolvimento humano

Profa. Cristina Otero


Apresentação

 A publicação que o Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental­ DPE, vinculado à Secretaria de Educação Básica – SEB, deste Ministério da Educação – MEC, ora apresenta, tem como objetivo principal deflagrar, em âmbito nacional, um processo de debate, nas escolas e nos sistemas de ensino, sobre a concepção de currículo e seu processo de elaboração. No momento, o que está em discussão é a elaboração de um documento que, mais do que a distribuição de materiais, promova, por meio de uma estratégia dinâmica, a reflexão, o questionamento e um processo de discussão em cada uma das escolas e Secretarias de Educação sobre a concepção de currículo e seus desdobramentos. Para tanto, sugerimos inicialmente alguns eixos que, do nosso do ponto de vista, são fundamentais para o debate sobre currículo com a finalidade de que professores, gestores e demais profissionais da área educacional façam reflexões sobre concepção de currículo, relacionando ­as a sua prática. Nessa perspectiva, pretendemos subsidiar a análise das propostas pedagógicas dos sistemas de ensino e dos projetos pedagógicos das unidades escolares, porque entendemos que esta é uma discussão que precede a elaboração dos projetos políticos pedagógicos das escolas e dos sistemas. 

Segundo a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB no 9.394, 20 de dezembro de 1996, Artigo 26: “Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e da clientela”.

Com a perspectiva de atender aos desafios postos pelas orientações e normas vigentes, é preciso olhar de perto a escola, seus sujeitos, suas complexidades e rotinas e fazer as indagações sobre suas condições concretas, sua história, seu retorno e sua organização interna.


Introdução


A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos projetos político­ pedagógicos das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Neste período de ampliação da duração do ensino fundamental, em que são discutidas questões de tempo­espaço, avaliação, metodologias, conteúdo, gestão, formação, não seria oportuno repensar os currículos na Educação Básica? Que indagações motivam esse repensar?
As Secretarias de Educação Municipais, Estaduais e do DF, o MEC, por meio da Secretaria de Educação Básica e do Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, assim como os Conselhos de Educação, vêm se mostrando sensíveis aos projetos de reorientação curricular, às diretrizes e às indagações que os inspiram.
Os textos que compõem o documento Indagações sobre Currículo ​se propõem a trabalhar concepções educacionais e a responder às questões postas pelos coletivos das escolas e das Redes, a refletir sobre elas, a buscar seus significados na perspetiva da reorientação do currículo e das práticas educativas.


Currículo e desenvolvimento humano


De acordo com Elvira Lima a escola tem por objetivo antropologico garantir a continuidade da especie porque” socializa para as próximas gerações”.
A escola foi criada a 4.500 anos com a invenção da escrita da matemática aritmética,geometria e artes,mas depois da invenção da escrita é que o desenvolvimento cultural da humanidade se acelera chegando a invenção da imprensa no seculo xv e a partir dai cada vez mais a tecnologia continua avançando e trazendo mudanças inclusive para a escola pois os alunos de hoje não tem o mesmo perfil de anos atrás e precisam que os professores articulem os saberes de forma diferente que acompanhe cada momento do desenvolvimento do educando. A autora afirma ainda que segundo a antropologia a humanizar é o processo de aprender a usar todas as formas de conhecimento humano para se comunicar e viver em sociedade,portanto um bom currículo deve se valer de todos esses
aspectos culturais que envolve o aluno e quando ele esta na escola precisa ter acesso a todo tipo de literatura e artes para se desenvolver e trazer este conhecimento para a vida. “Os currículos iniciais nas escolas do antigo Egito, da Suméria, da Grécia tinham como eixo central a escrita, a matemática e as artes”
Não existe currículo sem um proposito determinado nesse sentido pode ­se ou não dar preferência ao processo de humanização. Historicamente sempre foi assim já que os desfavorecidos ficavam apenas três anos na escola para aprender a ler e os de melhores classes sociais continuavam para aprender a escrita.O conhecimento é um bem de todos e precisa ser socializado e isso se faz através do curriculo.
O desenvolvimento humano é constituído pelas evoluções biológicas e pela vivencia cultural,o cérebro é responsável por essa continuidade de aprendizagem por causa da sua plasticidade que são as conexões feitas por ele,as crianças se desenvolvem de acordo com seu meio cultural.
A aprendizagem acontece por meio da função simbólica .e todo curriculo precisa ter caso contrario a aprendizagem não acontece. A percepção de cada aluno é diferente sendo assim,o professor deve apresentar vários tipos de estímulos e conteúdos para motivar esse aluno .
Segundo a autora todo aprendizado envolve a memoria e esta pode ser de curta duração ou a de longa duração que é o desafio do pedagogo através de metodologias conseguir que o aluno guarde na memoria o conhecimento adquirido.
Na memoria estão os elementos que são base fundamental para o funcionamento da imaginação, que representa a capacidade que o ser humano tem de pensar, e criar material que pode ser usado em toda a área do conhecimento.
A memoria também está relacionada ao estado emocional da pessoa, e pode interferir na aprendizagem no sentido de facilitar ou não a formação de novas memorias.“A aprendizagem é um processo múltiplo isto é, a criança utiliza estratégias diversas para aprender , com variações de acordo com o período de desenvolvimento. Desta forma, todas as estratégias são importantes e não são mutuamente exclusivas.”
Quando a criança entra na escola ela já leva consigo um aprendizado, e um conhecimento muito grande, isso faz parte do seu desenvolvimento.
Neste processo de aprendizagem a criança precisa guardar as informações na memoria, para que essas informações dada em sala seja transformada em conhecimento.
Então a criança tem facilidade de aprender muitas coisas na sala de aula, mas para isso é preciso que a professora encontre estratégias para motivar a aprendizagem dos conteúdos, pois nada contribui para o desenvolvimento da criança como as atividades educativas.
Para finalizar, acompanhamos o depoimento da professora, que nos fala de estratégias criadas para uma aprendizagem mais fácil e com uma qualidade melhor.
A princípio, é possível perceber que para qualquer atividade, a professora usa os conhecimentos prévios dos alunos, o que facilita em sua aprendizagem, e isso fica claro quando é citado o Projeto Recordando, sendo que, os alunos precisam lembrar do que foi feito na aula anterior e registrar em uma folha, como um diário de bordo.
Foi feito também um Dicionário que os aluno fazem, geralmente com folha de fichário, conforme os alunos vão conhecendo“ palavras novas”, as escreve nesse dicionário, cada uma como seu significado, treinando assim a leitura e escrita.
São muitas as estratégias utilizadas na escola. Os professores organizam-se através dos registros dos alunos, sendo esses em forma de relato, mapa,cartaz, folhetos, entre outros, e assim, através desses registros, o professor pode avaliar a si mesmo e a seu trabalho.
É de extrema importância a observação e os registros dos alunos, pois, através disso, o professor consegue adequar sua metodologia de acordo com o tempo dos alunos e de seus conhecimentos prévios.
Diante a tantos projetos e estratégias, a escola possui um rendimento satisfatório em relação a seus alunos, focando na qualidade de ensino e bem estar dos mesmos, pois, o foco da escola sempre deve ser os alunos.



Resumo elaborado por:

ALINE PASTRO 
AMANDA C. SIQUEIRA 
JULIANE GARCIA
ROSENEIDE R.O.SOBRINHO 

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